Imagem: Alan Santos/PR
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não entregar o que o Brasil esperava e perder oportunidades para a cadeia produtiva global do país. Em entrevista à Veja, ele também destacou como esses erros do governo "travado no passado" favorecem a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro no jogo político. Freitas abraçou o rótulo de bolsonarista e elogiou as conquistas do ex-presidente. Ele creditou seu sucesso eleitoral a Bolsonaro e expressou confiança em seu papel de liderança no movimento de direita.
Sobre a eleição de 2026, onde é visto como potencial candidato de direita à presidência, Freitas disse estar focado apenas em sua gestão estadual e que “muito se consolidará no longo prazo”. Ele também afirmou que Lula e seus aliados "ainda não mostraram do que são capazes" em termos de busca pelo desenvolvimento, redução da desigualdade, crescimento econômico e redução da inflação.
Freitas espera dificuldades para aprovar medidas de seu interesse em um Congresso mais autônomo e que conquistou seu espaço. Ele também defendeu sua estratégia de privatizações para buscar eficiência nos serviços públicos e atrair investimentos, destacando a venda do Porto de Santos como projeto redentor.
Em relação à segurança, principalmente nas escolas, o governador afirmou que está abordando o assunto de forma estrutural e vai contratar psicólogos para dar suporte aos alunos e profissionais da educação. Ele também planeja contratar pessoal de segurança particular desarmado para garantir a segurança enquanto mantém o ambiente alegre da escola.
Parabéns ao nosso governador Tarcísio o senhor tem meu voto! Pois sei q é capaz de fazer muito mais pelo nosso Brasil, pois estou confiante em seu trabalho! Parabéns